5 dicas para cuidar do jardim na primavera

0
2366

A primavera chega colorindo e dando mais vida aos jardins que andavam um pouco tristes. A nova estação inaugura um tempo de trabalho para que os jardins se transformem num cenário à altura da época mais florida do ano.

O cenário do jardim no final do inverno não é muito animador. Parece que falta tudo e que não vamos conseguir trazer de volta a beleza da paisagem. Mas é aí que entra a nova estação: a primavera chega trazendo os raios de sol e o despertar de uma nova etapa que vai tirar a natureza da sua letargia.

É tempo de trabalho no jardim, para deixá-lo pronto para receber as flores que chegam com o período mais alegre do ano.

5 dicas para cuidar do jardim na primavera:

  • Adeus folhas secas! Vasos, canteiros, jardineiras, enfim, por todo o canto há um festival de folhas secas indicando que o primeiro passo é retirá-las. Com o auxílio de uma tesourinha de poda pequena, faça a limpeza de arbustos e plantas em vaso, eliminado folhas e galhos secos. Recolha as folhas que ainda estiverem na base das plantas, para evitar que se transformem num ambiente ideal para a proliferação de fungos: com as primeiras chuvas, os montes de folhas formam um verdadeiro “ninho” para os fungos.
  • Replantar – A época é óptima para mudar as plantas de vaso, pois as raízes terão bastante tempo para se adaptar ao novo local, antes de entrarem novamente no período de repouso. As plantas estão a necessitar de serem mudadas se:
  • a terra seca rapidamente e precisa ser regada com muita frequência.
  • mesmo com dias mais quentes, a planta não se desenvolve;
  • as raízes estiverem a sair pelo orifício no fundo do vaso;
  • Podar só algumas – As plantas estão a começar a brotar e entram em atividade rapidamente. Outras estão a terminar a sua floração que ocorre no inverno. Como as azaleias, que podem ser podadas neste período, para florirem com mais força no próximo ano. Assim que terminar a floração das azaleias, retire os galhos em excesso e corte a pontas dos outros galhos, até chegar ao formato e tamanho que desejar. Para aumentar a próxima floração, elimine as pontas de todos os galhos que floresceram este ano e mantenha uma adubação periódica, de preferência mensal.
  • Uma força para o relvado – Se o seu relvado estiver com um aspecto muito feio e abatido, aproveite para fornecer nutrientes, estimulando o crescimento de folhas sadias. Pode-se aplicar adubos específicos para relvados, encontram-se em lojas especializadas. De preferência, aplique o adubo em dias chuvosos, ou pelo menos nublados. Se estiver sol, faça uma rega abundante após a aplicação, para evitar que o produto “queime” as folhas.
  • Aumentando a “família” – A primavera é a melhor época para o plantio. Aproveite para criar delimitadores nos seus canteiros, instalar novos canteiros, montar floreiras, plantar cercas-vivas, etc. O importante é escolher as espécies adequadas às condições do local.
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]