O que deve saber antes de semear o relvado

0
2824

A sementeira do relvado pode ser manual ou por meios mecânicos (uso de Semeador). Para o primeiro método, dividir a área em quadrados iguais de 1 m2 e pesar uma quantidade de semente correspondente ao peso recomendado por m2.

Semear o relvado

Depois é só espalhar essa quantidade dentro do quadrado. Este processo é repetido por cada quadrícula, mas com a prática acaba-se por ter a noção da quantidade sem ter de se pesar.

No caso de se usar um semeador, o processo é mais rápido e mais simples. Numa área cimentada com 1 m2 fazemos testes até conseguir calibrar o semeador na quantidade de semente desejada, depois é só “passear” pelo terreno fazendo fixas, sem esquecer nenhuma área nem passar repetidamente por outras.

O ideal é calibrar o semeador com 50% do valor por m2 e efectuar a sementeira em faixas cruzadas.

Após esta operação, dá-se uma passagem com um ancinho em movimentos curtos, para não afastar as sementes e não as enterrar de mais, deixando a terra a mais lisa possível. No final pode-se passar um rolo muito leve apenas para dar um pequeno aperto na terra.

Regar o relvado

A rega deve ser mantida ligada com pequenos períodos durante verias vezes ao dia até a semente germinar.

Depois de germinar e atingir +- 5 cm passa-se o cilindro para efectuar uma leve compactação da terra, porque ao germinar as sementes provocam uma descompactação que dificulta os primeiros cortes, que devem começar a ser feitos quando a relva atingir +- 10 cm de altura.

Começa-se por colocar o nível da máquina um pouco alto e vamos baixando durante os próximos cortes até a uma altura ideal em que o relvado não fique muito curto.

Manutenção do relvado

Desde a germinação pode-se (se necessário) adubar com adubos ricos em azoto, e depois do 3º ou 4º corte pode-se efectuar um tratamento com um herbicida selectivo para eliminar as ervas daninhas, mas quando o relvado é relativamente pequeno o melhor é ir limpando manualmente as infestantes logo quando aparecem.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]
COMPARTILHAR