Abóbora menina ou courgette

courgette

Courgette ou abóbora-menina: planta anual, de crescimento compacto e entrenós curtos. Folhas grandes, com longos pecíolos ocos e lobulados, ásperos ao tacto. Flores grandes e amarelas. O fruto é alongado, cilíndrico e maciço de cor verde.

Condições recomendadas para o cultivo:


Luz: Muito exigente.
Temperatura: entre 10ºC e 35ºC, temperatura óptima entre 20ºC -30ºC.
Solo: Pouco exigente: adapta-se a vários tipos de solo. Convém sachar o solo periodicamente para evitar o aparecimento de ervas.
Semear: Clima frio: Março a Junho – Clima quente: Abril a Junho

Sugestões para a plantação:

Distância entre plantas 80 cm.
Distância entre linhas ou sulcos 100 cm. Também pode ser cultivado em vaso com uma largura mínima de 20 cm, comprimento 20 cm e altura 20 cm.

Rega: Rega frequente mas em pequenas quantidades. Manter a terra om uma certa húmidade. Se for cultivada em vaso é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência, sobretudo no Verão.

Adubação: Aconselhamos a utilização de um composto orgânico.

Colheita : a partir dos 45 dias a contar da sua plantação. Recolher quando o fruto tiver um comprimento de 15 a 20 cm e uma grossura de 4 a 6 cm. Para colher a abóbora é aconselhável que o faça com uma faca ou tesoura; tendo cuidado para não quebrar flores nem caules.

Valor nutritivo: Alto conteúdo em vitamina C, betacarotenos, que o organismo transforma em vitamina A. A todas estas propriedades nutritivas é necessário acrescentar o seu alto conteúdo em fibras. Elevado conteúdo em água e em potássio, e devido ao seu baixo conteúdo em sódio, o seu consumo é recomendável no caso de retenção de líquidos, transtornos renais, cardiovasculares ou hipertensão arterial.

Partilhar:

You may also like...

2 Responses

  1. joaquim diz:

    O seu comentário…joaquim says : já plantei abobora menina em vaso grande cresceu bastante, muito verdinha, deu flores amareas grandes, mas até hoje não deu um fruto,platei em abril deste ano, ainda se encontram na mesma dando flores e crescendo outras novas e baços longos, não sei o motivo,creio que não vái dar nada,se sabe qual mutivo diga.

    Obrigado joaquim

  2. joaquim diz:

    Sobre as abóboras meninas, á muita falta e explicações, as minhas duvidas é como vou reconhecer ao flores macho das fémias qual a diferença, num vaso desta dimensão quantos pés posso colocar a que distancia umas das outras, gostaria de receber informações se for possível. É mais uma brincadeira só para ver o que vai sair do vaso, curiosidade, deve ficar bonito. Obrigado pela ajuda .

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>