Abóbora gila

aboboraAbóbora gila: planta anual de porte rasteiro, de caules longos e cilíndricos cobertos de pêlos. Folhas grandes, também cobertas de pêlos, de limbo anguloso e pecíolo longo. As flores são amarelas e longas. O fruto é verrugoso, grande e pesado, atingindo entre 25 a 40 cm. de diâmetro e com um peso que pode atingir os 5 kg.

Condições recomendadas para o cultivo:

Luz: Muito exigente.

Temperatura: entre 10ºC e 35ºC, sendo a temperatura óptima de 20ºC a 25ºC.

Semear:
Clima Frio: Abril a Maio
Clima quente: Março a Abril

Solo: Pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de ervas daninhas.

Recomendações para a plantação:

Distância entre plantas 100 cm.
Distância entre linhas ou sulcos 200 cm.
Não é aconselhável o seu cultivo dado que necessita de um grande volume de solo para poder desenvolver o seu grande sistema radicular.

Rega: Grande necessidade de água, sobretudo quando se encontra num estado de desenvolvimento vegetativo avançado. Devido à sua massa foliar elevada, esta deve estar num estado de humidade óptimo. Rega frequente mas em pequenas quantidades.

Adubação: Aconselhamos a utilização de um composto orgânico.

Colheita: A partir dos 80 dias a contar da sua plantação. Colha o fruto quando a pele tiver as verrugas bem acentuadas e definidas e estiver muito duro. Para colher cabaças é aconselhável que o faça com uma faca ou tesoura, tendo cuidado para não quebrar flores nem caules.

Valor nutritivo: Alto conteúdo em vitamina C, betacarotenos, que o organismo transforma em vitamina A, actuando como bom antioxidante. A todas estas propriedades nutritivas é necessário acrescentar o seu alto conteúdo em fibras, proporcionando um leve efeito laxante. Elevado conteúdo em água e em potássio e, devido ao seu baixo conteúdo em sódio, o seu consumo é recomendável no caso de retenção de líquidos, transtornos renais, cardiovasculares ou hipertensão arterial.

Partilhar:

You may also like...

4 Comentários

  1. roslangela polichuk diz:

    O seu comentário…Gila é tudo de bom, o seu doce é delicioso, faz muito bem a saúde e é uma cultura que nos dias de hoje está um pouco esquecida , este ano vou plantar muita gila , se a colheita for boa vou fazer doce para comercializar.

  2. Casino Club diz:

    I must digg your article therefore other people can look at it, very helpful, I had a tough time finding the results searching on the web, thanks.

    – Thomas

  3. Victor Ferreira diz:

    O seu comentário…Gostaria de saber,porque razao as aboboras ja com um diametro de 5 cm,pelo lado onde a flor caiu,comecam a ficar castanhas e caem alguns dias depois

  4. salete diz:

    Olá essa foto da abóbora gila eu nunca vi,é nova?
    Pois a minha plantação de gila é diferente a abóbora gila é igual a uma melancia rajada,essa é mais parecida com a cabotiá.Essa é branca e fibrosa que nem a outra?
    abraços

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>