Conheça melhor os cuidados a ter com a flor Margarida

2
4449

Muitas mulheres devem o seu nome a esta flor, a Margarida, que ornamenta jardins e outros espaços. Devido às suas várias espécies com diversas cores, forma um efeito muito belo onde quer que seja plantada, do jardim a um simples vaso.

A flor Margarida

A margarida foi em tempos dedicada a Artemis, deusa das mulheres. “crysanthemum” é o seu nome que provém da raiz grega chrisos (dourado) e anthos (flor).

Esta flor é originária das regiões caucasiana e siberiana e pertence à família das “compostas”, onde se incluem também as camomilas. É uma das famílias mais importantes das plantas com flor, onde se incluem cerca de 25000 espécies.

Existem muitas espécies passando das margaridas em forma de cachos, às de bola e pompons. As margaridas encontram-se distribuídas por quase todo o globo, desde as selvas tropicais até às altas montanhas, sendo mais abundantes nas regiões áridas ou semiáridas, porque se adaptam bem a todos os espaços.

Carateristicas da Margarida

É uma planta perene e herbácea, de caules erguidos e folhas verde-escuro. A flor possui “capítulos” com um disco central. As flores são masculinas e femininas, e agrupam-se em grande número num receptáculo comum protegido por “brácteas”. A sua época de floração é de Abril a Outubro, o que a torna especialmente apetecível para ornamentar diversos espaços. A sementeira deve ser feita entre Maio e Junho, em terra vegetal.

Beneficios da Margarida

Na medicina tradicional é utilizada como diurético, anti-espasmódico e tónico, em tratamentos da tosse e da asma. As suas flores podem ser utilizadas em infusões, aliviando a tosse, e pode fervê-las com colhas de caules e adoçar com mel. Pode ainda ser usada como loção para feridas, nódoas negras e problemas de pele.

Nesta altura a margarida apresenta-se em todo o seu esplendor e as borboletas vão agradecer-lhe.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

2 Comentários

  1. Porque gosto tanto de lírios? Porque passo anos procurando bolbos do “lírio da Madona”, também chamado Açucena?
    E que dizer da minha paixão por violetas de cheiro, que são difíceis de encontrar?
    Também gosto muito de esporas, goivos, margaridas e cravos.
    Planto flores onde houver um lugarzinho….por se encontrarem facilmente e se manterem bonitas, nesta primavera encherei a minha varanda com Dálias.
    Gosto muito do seu site! Muito obrigada pelas suas preciosas informações!
    Fraterno abraço,
    Maria

Comments are closed.