Chegou a Primavera no jardim

0
2892

A primavera no jardim, cada um sente-a à sua maneira. O tempo está mais ou menos fresco e chuvoso, mais ou menos ensolarado segundo as regiões. No Sul, as amendoeiras estão em flor já há um mês e já têm folhas. No Norte, os arbustos da Primavera ainda não estão abertos. Cada um vê a Primavera do seu jardim.

Nas plantas também acontece o mesmo. Repare: algumas plantas já formaram folhas enquanto que outras só começarão a despertar daqui a algumas semanas.

E parece que existem carvalhos de S. João, que não têm folhas antes do mês de Junho. Vejamos isto como uma pequena maravilha: vamos seguindo a chegada da Primavera em câmara lenta, para podermos aproveitá-la o melhor possível. Imagine se num espaço de dois dias, de repente tivéssemos folhas em todo o lado à nossa volta? Seria triste! Habituávamos tão rápido a esta nova realidade que ao fim de alguns dias já não lhe prestávamos nenhuma atenção.

Para aproveitar este espetáculo, nada melhor do que passar bastante tempo no seu jardim. Limpe as plantas vivazes que nesta altura estão já a desabrochar. Continue com as plantações ornamentais e a preparação da sua horta, as primeiras sementeiras, etc…

Aproveite para apanhar um pouco de sol e surpreenda-se com as saídas a correr pelo jardim para fugir a uma chuvada de granizo que acaba de cair. O fim do mês de Março também tem disto. Se habitar numa região fria ou na montanha, não tenha pressa. Mais ao Sul, na região mediterrânica, não se atrase a terminar os trabalhos da Primavera no jardim.

Pense também nos arranjos que gostaria de ter no Verão: o tipo de vasos, selecionar as plantas… O mais importante é começar cedo: terá mais tempo para encontrar as boas soluções e acima de tudo terá mais escolha!

E se este ano experimentasse um tema? Cores quentes ou cores frias, composições contrastantes ou harmoniosas, decoração exuberante ou zen, estilo “recuperação” ou design… Existem inúmeras possibilidades, escolha aquela que mais se adapta á sua personalidade!

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]