A resistência ao frio varia de planta para planta

0
3960

A resistência ao frio varia segundo as plantas, basta esquecer um vaso de pélargonium (o gerânio das varandas), uma noite quando o termómetro descer abaixo dos zero graus, para perceber do que é que estamos a fala!

As plantas que não suportam geada são chamadas de gretadas ou de “não-rústicas”.

É o caso de quase todas as plantas de interior e também das plantas com flores que são cultivadas como as plantas anuais. São também gretadas as plantas que necessitam de passar o inverno num abrigo aquecido, como as daturas (Brugmansias) e as Bouganvilleas.

As plantas gretadas

Para as outras plantas, as coisas tambéḿ não são simples. Podem até resistir ás geadas, mas a temperaturas abaixo de zero não.

O caso da oliveira: resiste ao frio até temperaturas de  -12°C. Se o inverno for mais rigoroso, arrisca-se a morrer. Mas tudo depende da maneira como é plantada e do tipo de frio que sofre. Uma planta que foi plantada tardiamente não teve tempo para formar um sistema de raízes resistente: não está preparada para o inverno e irá sentir-se durante os frios moderados.

Se a terra se mantiver húmida, as plantas irão sofrer mais com o frio: o solo frio e húmido combinado com um tempo gélido que dure muito tempo é fatal para muitas das plantas. A mesma planta, submetida ás mesmas condições climáticas mas em solo bem drenado, sofrerá menos sem dúvida.

Faça a escolha certa da sua planta

Selecione as suas plantas em função da sua resistência ao frio, e não se esqueça que qualquer região conhece condições meteorológicas excepcionais. Se na sua região as temperaturas não baixarem abaixo dos -15°C , as plantas resistentes a temperaturas de -20°C não tem nada a temer.

Mas se os invernos na sua região não excedem os -12°C e se plantou uma planta com resistência até os -10°C (um agapanthus, por exemplo), corre o risco de ver a sua planta gelada mais cedo ou mais tarde. A resistência não é uma ciência exata: a temperatura limite de resistência de uma planta é uma indicação preciosa, mas não uma garantia absoluta!

Não se pode aumentar a resistência natural de uma planta ao frio, excepto se for manipulada geneticamente! Assim, é inútil  alimentar a esperança de ver crescer no exterior da sua casa uma palmeira das Canárias a 1.000 m de altitude. Em contrapartida, pode proteger as plantas durante o inverno, e isso pode ser feito de várias maneiras: sinos, vela de invernada, palheiro de folhas mortas, etc.

A sua opinião
[Total: 3 Média: 4.3]