Calendário de jardinagem para plantar em Janeiro

0
2412

Todos sabemos que a Primavera é a altura de maior esplendor nos jardins. Mas para que tal aconteça é preciso semear e plantar antes, daí a necessidade de saber o que deve plantar em Janeiro.

O mês de Janeiro é um mês de descanso vegetativo para as plantas.

Se tem uma horta ou gosta de fazer experiências no seu quintal ou até mesmo num dos cantos da sua varanda, pode sempre semear agriões, alfaces, cebolas, coentros, espinafres e nabiças. Esta é uma boa altura para o fazer. Mas no frio deste Inverno é sempre preciso ter alguns cuidados acrescidos.

No mês de Janeiro pode começar por :

  • Semear as flores da época.Pode também preparar a cor da próxima estação. Semeando algumas  plantas como petúnias e margaridas sempre em locais protegidos como as estufas. É importante que depois de as semear, elas se mantenham ligeiramente humidas.
  • Regar com alguma regularidade. A rega nesta altura não é prioridade, mas preocupe-se em regar regularmente ate que as plantas fiquem estabelecidas. Evite, por isso, a água em demasia. A humidade habitual desta época não exige a mesma hidratação que noutras épocas.
  • Verificar as proteções. Assegure-se que não falta palha ou casca de pinho nos pés das vivazes para evitar que passem frio. Espere que passem as geadas para então dividi-las, não o faça agora.
  • Guardar as plantas que não resistem a climas muito frios. Leve as plantas de vaso para um espaço interior o mais tarde possível e volte a colocá-las no exterior logo que as condições o permitam.
A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]