Jardinagem durante o Inverno está em repouso

0
2118

A humidade e o tempo fresco das últimas semanas, de Norte a Sul, não o incentiva a ir até ao jardim. Para as plantas é uma excelente altura. Os maiores frios não danificarão as plantas que, nesta altura do ano, tal como as atividades de jardinagem estão em repouso.

Agora chegou o tempo de arrancar tudo o que não interessa no jardim, tal como as dálias e outras plantas de origem tropical. Praticamente em todas as regiões, a folhagem pode ficar gelada, mas as raízes ainda estão intactas, adormecidas.

Se o solo do seu jardim é muito argiloso, não deixe muita terra à volta das raízes, e não se esqueça de anotar as cores das dálias ou de, por exemplo, atar um pedaço de tecido que lhe recorde a sua cor.
O passo seguinte será colocá-las numa arrecadação fresca para lhes assegurar uma passagem perfeita pelo Inverno.

Também pode proteger as plantas mais frágeis que ficaram na terra, começando pelas palmeiras e as cordilineas, que aparecem cada vez mais nos nossos jardins.

O melhor material para este efeito está por cima da relva: são as folhas mortas. Colocadas em camadas espessas junto do pé, fornecem uma proteção contra o frio muito eficiente (quando está muito, muito frio, impedem o solo de gelar). Na Primavera, vão-se decompor e servem de adubo. É um material muito útil: seria quase criminoso queimá-lo ou mesmo levá-lo para a lixeira!

As folhas mortas são também de grande utilidade se forem espalhadas entre os pés das vivazes, pois vão tapar o solo e evitam a instalação das ervas daninhas durante o Inverno. Vão enriquecer o composto e transformam as terras pesadas em terras mais leves, desde que sejam colocados alguns centímetros de terra por cima. Por fim, ao apanhar as folhas mortas também vai aquecer!

Depois de acabar esta tarefa, vai conseguir ficar um pouco mais tempo no jardim e vai poder começar a podar as roseiras ou continuar as plantações em curso…

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]