Como plantar morangos, a fruta preferida das crianças

0
7071

Os morangos são uma das principais frutas da primavera e costumam encantar tanto os maiores como os mais pequenos, pelo seu sabor doce. Saiba como plantar os morangos,  estas pequenas frutas vermelhas com imensas propriedades benéficas para a saúde e, tal como outras frutas, são indispensáveis numa dieta equilibrada.

Para quem não resiste a plantar esta deliciosa fruta, existem algumas dicas para a sua plantação.

A plantação exige alguns cuidados, mas podem facilmente ser plantados na varanda do apartamento, no jardim ou até mesmo dentro de casa, desde que recebam luz diariamente.

Onde Plantar morangos?

A plantação de morangos é simples e fácil. Pode plantá-los diretamente na terra, num vaso ou até mesmo na base de uma garrafa ou garrafão de plástico.

O morango precisa de muita luz (pelo menos 6 horas diárias) e de solo com boa drenagem. Se a terra ficar muito humida é prejudicial para a raiz do fruto e pode atrasar o seu crescimento e floração.

Quando plantar os morangos?

A altura ideal para plantar morangos é no início do mês de Março. No entanto pode plantar noutros meses do ano, de acordo com o local onde vai plantar o fruto.

Quais os cuidados que deve ter com a plantação dos seus morangos? 

Se plantar num jardim:

  • Procure fazer uma elevação com cerca de 30cm.

  • Se possível cubra a terra com plástico, deixando pequenas aberturas de 50 em 50 cm para colocar os morangueiros. Desta forma evita que as ervas daninhas ataquem a planta e conserva a humidade da terra durante mais tempo.

  • Outra alternativa é colocar palha em volta das plantas para protegê-las do frio.

  • Pode ainda colocar um rede fina por cima das plantas para evitar que os pássaros comam os frutos.

Se optar por colocar numa varanda :

  • Plante os morangueiros em vasos ou floreiras com boa drenagem. No fundo destes pode colocar casca de pinheiro para absorver o excesso de água.

  • Coloque a planta de forma a que a raiz fique submersa pela terra, mas evite que as folhas do morangueiro fiquem demasiado junto à terra. O caule também deve receber luz direta.

  • Pressione ligeiramente a terra à volta da planta para “prender” a planta ao solo.

  • Coloque os vasos ou floreiras protegidos do vento, mas assegure-se que recebem sol.

Consumir morangos traz, como referido, muitos benefícios para a saúde. São uma fruta muito rica em vitaminas, sobretudo em vitamina C e minerais. Desta forma têm propriedades anti anémicas e restauradoras.

Os morangos ajudam nos problemas de retenção de líquidos, ou seja, é uma fruta diurética. Além disso, os morangos são recomendados em casos de problemas de trânsito intestinal, como é o caso da obstipação, pois são uma boa fonte de fibra.

Por outro lado, os morangos também têm um importante papel no crescimento ósseo, tecidos e sistemas nervoso das crianças.

Também é importante destacar a quantidade de ácido fólico que os morangos contêm, um composto que favorece a multiplicação celular e a sua falta está associada a casos de anemia e problemas cardiovasculares.

A sua opinião
[Total: 4 Média: 3.3]