As plantas no calor do verão, saiba como protegê-las

0
1579

Chegaram as Férias do Verão! Todavia é nesta altura que deve saber proteger as suas plantas no calor, é nesta altura que elas precisam de mais cuidados, para que possam inundar o seu jardim ou a sua varanda de cor.

O tempo ameno e estável que começa a florescer nesta altura, é o momento ideal para dar um novo horizonte florido ao seu jardim. Contudo, os raios de sol obrigam-na também a ter cuidados redobrados com as suas plantas, que precisam de mais cuidados e de uma dose superior de água do que aquela que é habitual em outras estações.

As plantas no calor do verão

As flores estão mais resplandescentes e belas, logo ao nascer do dia e ao final da tarde. É nessas alturas, que elas necessitam de serem regadas para reluzirem de brilho e vida. Não há sensação melhor do que acordar pela manhã ou entrar em casa, ao fim de um dia de árduo trabalho, e deparar-se com um cenário tão intensamente colorido.

Hortências

Nesta época pode optar por comprar um vaso de hortênsias, mas coloque-as num local fresco, regando-as diariamente ou mesmo duas vezes por dia. Se o torrão sair do vaso com as raízes muito enroladas, é sinal que têm que ser reenvasadas. Todavia, isto acabará por tornar as hortênsias menos resistentes ao calor.

Para proteger as suas plantas nada melhor do que colocar junto a elas, plantas do leque do alho ou cebolinho. As plantas resistem assim melhor às doenças, principalmente se se tratar de rosas, protegendo também da ferrugem, do oídio e do ataque dos insectos.

As plantas envasadas necessitam de muito sol, mas precisam também de muita água e de rega abundante. Exemplo disso são as laranjeiras, os limoeiros ou outras árvores desta espécie.

Roseiras

Nesta época as populares e belas roseiras estão no auge da sua floração, e deve ter o cuidado de as regar logo pelo pé. Quando as rosas já estiverem bem abertas pode corta-las, acabando por permitir o nascimento de novos botões. Se a roseira for atingida por ferrugem, corte todos os ramos afetados e trate durante dez dias os restantes ramos, através da pulverização com um fungicida.

Amarílis

No caso dos amarílis estes já floriram há muito, devendo cortar a haste floral muito próximo da base, mas sempre com o máximo de cuidado com a folhagem. No momento da vegetação retire o bolbo do seu vaso, sem mexer no torrão, e retire um pouco daquilo que se encontra entre a parte superior e as raízes, tornando a colocar o bolbo no vaso. Essa parte que ficou vazia por causa da mistura solta que retirou, deve ficar preenchida com mistura fresca.

Encha o seu jardim com jasmim

Se tem a possibilidade de ter um jardim, e se o pretende florir da maneira mais saudável para as suas plantas, tome nota que o jasmim é uma excelente opção para atribuir harmonia e beleza em seu redor.

O jasmim necessita de luz muito forte e de sol direto, ainda que se adeque também muito bem a temperaturas razoáveis e às temperaturas baixas do Inverno. Portanto, no jardim ou numa varanda a sua presença é sempre agradável e facilmente suportável para esta espécie de plantas.

No solo, o jasmim precisa de uma mistura de envasar à base de terra e quanto à rega, esta deve ser feita com abundância na Primavera e no Verão, mas no Inverno basta apenas regá-lo regularmente para que o mesmo não seque totalmente. Quanto ao adubo, convém aplicá-lo na vertente líquida com uma regularidade de 2 semanas, desde a Primavera ao Outono.

O Verão chegou, tal como a praia e o descanso. Mas, esta é também a altura das mais belas plantas e dos mais requintados cuidados. Esperemos por isso, que tenhamos contribuído para um ambiente mais natural e colorido na sua vida e lar.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]