Paisagismo no lago, escolha as plantas certas

2
3895

Diversas são as opções de plantas para o paisagismo no lago, no entanto, é importante que a planta escolhida respeite um conjunto de factores que vamos explicar.

Plantas para paisagismo no lago

  • Estar em harmonia com o jardim, com a residência e com o próprio lago;
  • Possuir folhas perenes e de tamanho grande e flores duradouras para contribuir na redução da manutenção quanto à retirada de folhas e flores que poderiam cair na água;
  • Ter raízes não agressivas e não superficiais;
  • Galhos não quebradiços;
  • Se o lago for visitado por crianças pequenas deve-se cuidar para que não sejam tóxicas.

Lagos em locais ensolarados

Para locais ensolarados e lagos tropicais, podemos escolher palmeiras, bananeiras ornamentais, bambu-mirim, moreias, fórmio, aves-do-paraíso, orquídeas-bambu, etc.

Lagos em locais sombreadas

No caso de zonas sombreadas, a escolha ainda engloba palmeira-ráfia, camaedória, lírios-da-paz, beijos, samambaias, entre outras.

Devemos cuidar que muitas plantas palustres têm carácter invasivo. Caso o lago não seja de alvenaria, deve-se controlar o crescimento ou até mesmo evitar o plantio dessas plantas em suas bordas, uma vez que podem avançar e tomar conta do lago.

Muitas trepadeiras também são boas opções para efeito de sombra. Elas podem ser mantidas em pérgolas, caramanchões e suportes naturais.

Árvores de  médio e grande porte devem ser evitadas próximas aos lagos ornamentais construídos, principalmente o chorão que, apesar da grande beleza e harmonia, tem capacidade de “procurar” água pelas raízes e a Tipuana, o Fícus e o Flamboiã que têm raízes superficiais e agressivas, além de folhas pequenas.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

2 Comentários

  1. Procurando ideias de paisagismo e jardinagem? Você olha para sua casa e parece que esta faltando alguma coisa , ou abre a janela para ver o quintal e esta cansado do mesmo visual de sempre? Se assim for, você pode estar precisando de projetos paisagisticos para criar um novo cenário em seu quintal ou jardim.

  2. Nossa, muito bacana as dicas. Meu sonho é morar num sítio com lago e eu gostaria de fazer um paisagismo nele.

    A dica já existe, só falta meu lago… ahahahaha

    Abraços!

Comments are closed.