Os frutos apetecidos

0
2000

Instruções básicas para árvores de fruto saudáveis…

Quando pensamos em jardim, pensamos em flores, roseiras, relva, árvores e numa série de cuidados que é preciso ter. Mas acontece, com frequência, que nos esquecemos de prestar atenção a um destes elementos… Qual? As árvores.

Elas crescem sózinhas, alimentam-se sózinhas… Mas não é bem assim… As árvores de fruto também precisam de cuidados, principalmente se quer ter frutos saudáveis e prontos a comer.

Por isso, antes de aprofundarmos este capítulo, apresentamos-lhe algumas regras básicas que lhe permitem ter árvores e arbusto de fruto saudáveis e vigorosos. Aqui vão elas…

Instruções básicas:

Poda
No Outono ou no Inverno, a poda é essencial para termos árvores e arbustos de fruto saudáveis. No caso das primeiras, deve-se eliminar todos os ramos mortos, bem como arejar a copa.
Já os arbustos anuais de tipo sarmentoso têm que ser podados rentes ao chão.

Limpeza
Para evitar pragas e doenças, apanhe e elimine folhas e frutos caídos.

Alimentação
Dar à terra matéria orgânica é fundamental: 150 g de adubo orgânico por metro quadrado na Primavera é suficiente – pelo menos até ao período de maturidade. Depois, é só cobrir uma vez por ano o solo com uma camada de composto.

Cobrir o solo
Com a ajuda de cascas de árvore ou de um composto bem fermentado, cubra o solo. Quais as vantagens? As ervas daninhas desaparecem e reduzem-se as necessidades de água.

Para os morangos, o melhor é palha ou um plástico negro.

Doenças e pragas
Quando bem tratadas, não há árvore ou arbusto algum que não consiga resistir a alguma doença ou praga.

As aves podem constituir, no entanto, uma ameaça – pode colocar uma rede especial sobre as plantações.

Ervas daninhas
Antes de qualquer plantação, elimime todas as ervas daninhas, principalmente as vivazes, bem como as suas raízes.

Estas absorvem muitas substâncias nutritivas e água, o que dificulta o pleno desenvolvimento da árvore e/ou arbusto.

Regularmente lembre-se de sachar a terra para eliminar as que vão surgindo.

Localização
Solos suficientemente húmidos, bem drenados, um local soalheiro e bem protegido da geada é o que as árvores e os arbustos de fruto gostam.

Variedades
Para escolher as árvores e os arbustos tenha em atenção as características do terreno, a capacidade de resistência às doenças, o rendimento e o tamanho dos frutos.

E, claro, não se esqueça do sabor e das possibilidades de conserva.

Fecundação
Existem espécies de árvores, como a maioria das macieiras e das pereiras, que só dão fruto quando fecundadas por outra variedade.

Plante, por isso, duas variedades (da mesma espécie) que floresçam na mesma altura.

Estas são algumas das instruções básicas. Para a semana vamos falar-lhe, com mais pormenor, de uma área mais específica: como identificar e combater algumas pragas e doenças.

A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]