Como cuidar de um bonsai em casa com iluminação natural

0
6294

Com cuidados regulares adequados é possível manter um bonsai saudável e belo durante vários anos. Como o bonsai é uma árvore em miniatura, a sua beleza vai desenvolver-se com o decorrer dos anos, sendo por isso importante que se comprometa a cuidar desta pequena e sensível planta durante um longo período de tempo.

Como cuidar de um Bonsai em casa

O bonsai necessita diariamente de muita luz solar, embora seja de evitar os períodos de maior calor. O ideal será colocá-lo perto das janelas, mas tendo cuidado para que a exposição não seja demasiado intensa. Uma exposição direta exagerada pode levar a que o bonsai seque ou mesmo morra.

O mais indicado é fornecer duas horas de luz direta diária, resguardando-o nas horas de maior calor. Pode colocá-lo em qualquer local da casa, desde que sejam respeitados os cuidados básicos para mantê-lo saudável e estando perto de uma janela que lhe permita receber com facilidade luz do exterior.

A rega

A rega é muitas vezes a principal responsável pela morte prematura de um bonsai.

Não regue em excesso, nem regue menos do que é necessário. Com pouca água o bonsai vai desidratar e morrer, com muita água a pequena árvore irá literalmente afogar-se. O mais aconselhável é manter sempre a terra húmida, mas atenção, húmida não significa ensopada.

Regue, pelo menos, duas vezes por semana, embora o indicado seja que verifique diariamente o estado do solo e as suas necessidades de água, e que proceda a uma rega diária, sempre à mesma hora.

Deverá regar o bonsai da parte da manhã ou ao fim do dia:

  • No Verão deve-se prestar especial atenção à terra do vaso, uma vez que as altas temperaturas vão contribuir para rápida evaporação da água.
  • No Inverno a rega deve ser mais reduzida, evitando no entanto que o bonsai não seja regado por um período superior a 3 dias.

A rega não se deve limitar à terra do vaso. Utilize um regador de ralo fino, para permitir que a água caia com maior suavidade, molhe tronco e folhas, contribuindo para que a planta ganhe a humidade necessária ao seu desenvolvimento saudável.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]