Aproveite o seu lixo para o composto orgânico

0
2407

O que é o lixo orgânico? São as cascas de fruta e legumes, cascas de ovo, borra do café, restos da relva cortada etc, podem servir de adubo para as suas futuras plantações.

Em passos básicos poderá fazer o seu próprio composto orgânico comece por ter um recipiente grande onde possa fazer furos de lado de modo a permitir a circulação do ar.

Depois deposite os resíduos por camadas, pois não têm que ficar necessariamente todos juntos, faça por exemplo uma camada de cascas de frutos, de legumes, ovos e depois palha, folhas secas ou mesmo terra e assim por ai adiante para evitar o aparecimento de moscas. Tape com uma lona.

Regue o conteúdo do recipiente e de dois em dois dias revire o conteúdo com ajuda de algum utensílio de jardinagem para que o composto em decomposição possa arejar.

Por causa das bactérias e fungos o conteúdo do recipiente poderá chegar a uma temperatura de 60 graus, devendo nesse caso molhar regularmente para diminuir a temperatura e manter a humidade, mas nunca demais para não alagar.

Depois de algumas semanas o composto adquire um tom castanho, como o do café, e dará para perceber que o material está pronto quando deixar de cheirar mal e passar apenas a terra, a temperatura fica igualada á temperatura ambiente e a sua aparência fica bem homogénea.

Finalmente preparado o composto pode ser misturado com a terra do seu jardim, vasos ou horta.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]