Arejamento do solo

1
3971

1 – Evitar as estagnações de água

Se o seu terreno apresenta zonas com má drenagem: modifique o seu perfil, coloque um dreno e plante nessas zonas apenas as espécies que aí se adaptem (são pouco numerosas, não oferecendo portanto uma escolha muito vasta).

2 – Aplicar composto orgânico para mistura

Se o seu solo for de tipo arenoso ou saibroso, seja de areia branca ou de argila, tem uma estrutura fraca, podendo tornar-se asfixiante para as raízes ou não permitir a retenção da humidade suficiente para o seu desenvolvimento.

O composto orgânico é constituído, essencialmente, por turfa, possuindo fibras mais ou menos longas que permitem melhorar a estrutura do solo.

Ao misturar um composto orgânico na terra, torná-la-á mais arejada, o que irá favorecer o enraízamento das suas árvores ou arbustos e, consequentemente, o seu crescimento.

3 – Trabalhar o solo

Para melhorar o arejamento do solo a terra deve ser revolvida, podendo ser utilizados diferentes utensílios – pá, broca ou até charrua. A quantidade de terra a remover também tem importância: tente trabalhar a terra até 30 ou 40 cm de profundidade e em largura.

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]

1 Comentário

Comments are closed.