As plantas no seu jardim

0
1787

jardim
Observar um jardim repleto de cor e beleza é uma verdadeira contemplação paradisíaca para qualquer olhar. Mergulhe por isso, nos cuidados do seu jardim.

Manter um jardim sempre tratado e arranjado, não é certamente uma tarefa fácil. Implica muita dedicação e gosto pela natureza, plantas e jardinagem. A natureza oferece toda a beleza que é possivel imaginar, mas para isso é fundamental que cuide dela e que lhe proporcione todos os cuidados que a mesma necessita.

O seu jardim necessita de uma manutenção mínima e de um tratamento especial. Com a chegada do calor, é natural que a tendência para a seca seja mais frequente e que o seu jardim precise ser regado com mais regularidade. Uma das primeiras coisas que pode fazer é arrancar todas as ervas daninhas, que se aglomeram aos montes pelos vários cantos do seu jardim.

 Nesta época é a fase ideal para podar as sebes, arbustos de Primavera e árvores que tenham tido tendência, para crescerem demasiadamente e sem qualquer controlo. As plantas de terras ácidas, como os Rododendros ou Azáleas, aproveitam esta altura para começarem a soltar os seus botões. Portanto, deve também tratar delas com o mesmo carinho que cuida das restantes plantas.

As Roseiras ou Asteres são plantas muito sensíveis e, embora embelezem amplamente qualquer jardim, precisam com abundância de serem tratadas antecipadamente contra o oídio. Como as plantas têm tendência a ficarem ressequidas muito rapidamente, os churrascos ou outras petiscadas que faça no jardim utilizando chamas não favorecem muito a sua saúde, bem como são um perigo para o atear e propagar um fogo indesejado.

Já aqui falámos dos Rododendros e das Azáleas. É nesta fase que estes começam a formar os seus botões, que só se soltarão na próxima Primavera. Como não se adaptam aos excessos de calor e de frio, utilize um escarificador para arejar a terra. Assim, a terra encontrará um meio termo e equilíbrio para o Verão e para o Inverno.

A utilização de um fungicida é importante por causa das doenças, não só para estas plantas como também para as Camélias e Magnólias.

Uma flor particularmente bonita são os Brincos-de-Princesa. Esta é uma das sugestões que lhe deixamos, mas saiba que deve utilizar um solo ligeiro, muito bem drenado e rico em húmus, turfa ou terriço em folhas. Para além de a ter que regar com frequência, deve aplicar um adubo líquido semanalmente, durante o período do calor.

A Sardinheira é outra planta que lhe aconselhamos para o seu jardim. Precisa de um solo muito rico, e o adubo deve ser aplicado de quinze em quinze dias, no período de Maio a Setembro.

No Inverno as Sardinheiras devem estar apenas húmidas, enquanto que no Verão devem ser regadas com frequência. Tanto os Brincos-de-Princesa como as Sardinheiras cultivados num vaso ou canteiro, devem estar sempre no exterior num local onde bata o sol e mais tarde a sombra. Porém, as Sardinheras não suportam muito bem as temperaturas baixas do Inverno.

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]