Hortênsia, a flor que dá cor aos dias quentes

0
10446

A hortênsia é originária do Oriente, mais especificamente do Extremo Oriente, tendo como nome cientifico Hydrangea Macrophylla. E é uma das flores que promete dar cor ao seu verão.

A Hortênsia gosta de solos ácidos (pH = 5), porosos, permeáveis, frescos e húmidos. O pH do solo é importante pois tem influência na cor das flores.Uma mesma planta pode dar flores azuis, rosas ou brancas. Solos ácidos produzem flores azuis, solos alcalinos dão origem a variedades rosa.

Poda e limpeza da hortênsia:

  • No Inverno elimine os ramos mortos, secos ou doentes; eliminar os ramos débeis, mal orientados ou que sobressaem muito do arbusto; eliminar flores secas; corrigir a assimetria se a copa do arbusto estiver descompensada.
  • Esta planta deve ser podada todos os anos no final do Inverno (durante o mês de Fevereiro). Devemos só podar os ramos que deram flor. Cortar acima do 2.º nó do ramo. Destes nós vão surgir lançamentos que irão dar flor no próximo ano.
  • Não se devem podar os ramos que não deram flor pois são os que vão agora dar flor este ano. Os ramos que saem diretamente do solo só darão flor no próximo ano conjuntamente com as hastes que vão surgir dos nós que foram deixados depois da poda deste ano.

A floração começa na Primavera e prolonga-se até ao Outono. No Inverno a planta entra em repouso vegetativo e o frio e as geadas não a prejudicam.

Quanto às regas, estas devem ser abundantes e frequentes. Nos meses quentes 2 a 3 vezes por dia, 1 vez por semana nos meses frios. Em climas mais secos convém regar diariamente, principalmente enquanto está florindo. A hortênsia é uma planta que necessita da terra sempre húmida sobretudo no Verão.

Adubação das hortênsias:

Durante o Inverno poder-se-á juntar ao solo estrume, turfa ácida ou substrato ácido.
 
As hortênsias agradecem adubos ricos em potássio e pobres em azoto e fósforo. Um adubo rico em azoto vai provocar a produção de muitas folhas e uma floração escassa.
 
A cor das flores é determinada pelo pH do solo ou do substrato. Se o solo ou o substrato tiverem um pH de 4,5 a 5 e um alto teor de alumínio e um elevado teor de potássio, a flor será azul.
 
Para que as suas hortênsias tenham flores azuis devem fazer o seguinte: 
  • Dissolva 10 gramas de sulfato de alumínio em 5 litros de água e rega-se 2 vezes por semana.  
  • Se preferir pode usar 20 gramas de sulfato de ferro em 5 litros de água e regar também 2 vezes por semana.
 
Com esta adubação obtemos um pH inferior a 5 e conseguimos que uma hortênsia de flor rosa produza flores azuis.

Pragas e doenças que atacam as hortênsias:

  • caracóis e lesmas; nemátodos (na raíz); pulgões, tripes, moscas brancas e aranhiço vermelho; fungos nas folhas.
  • Se as folhas ficarem amarelas isso chama-se clorose e resolve-se fornecendo ás plantas um quelato de ferro.
Preventivamente pode-se fornecer ás plantas adultas cada 6 semanas um adubo com quelatos de ferro.
 

As hortênsias são flores muito bonitas e por isso mesmo muito utilizadas para decoração. Podem ser plantadas em vasos, ou diretamente no solo, isolada ou em grupos formando uma cerca.

Conheça melhor esta flor:

A sua opinião
[Total: 2 Média: 4.5]