Alface Baby

0
3242

A alface é um alimento que proporciona muito poucas calorias devido ao seu alto conteúdo em água, à sua baixa quantidade de hidratos de carbono e menor ainda de proteínas e gorduras. Quanto ao seu conteúdo em vitaminas, destaca-se a presença de folatos, pro-vitamina A ou betacaroteno, e vitaminas C e E.

Esta alface pode ser semeada em ambas as estações mas tem mesmo assim algumas recomendações.

Se residir num local onde  o Clima é constantemente Frio deverá ser plantada de Março a Outubr, caso resida num local com o clima quente poderá ser plantada todo o ano.

Alface do tipo Baby é uma planta anual, cujo o caule tem, no seu início, a forma de disco, de onde surgem as folhas formando rosetas que posteriormente dão rebentos. As alfaces do tipo Baby formam rebentos pequenos muito compactos.

Não é uma planta muito exigente a luz, fica á vontade num ambiente com temperatura entre os 5ºC e 30ºC, sendo a temperatura ideal para esta 15ºC a 25ºC.

O solo requerido paraplantar a alface baby é pouco exigente. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de mais ervas.

Orientações para plantação:

– Distância entre plantas 20 cm.

– Distância entre linhas ou sulcos 30 cm.

– Indicada para cultivo em vaso ou jardineira com uma largura mínima de 15 cm, comprimento 15 cm e altura 15 cm.

– Sensível à falta de humidade; deve estar constantemente humida.

– A rega deve ser  frequente mas em pequenas quantidades. Se for cultivada em vaso ou jardineira é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência sobretudo no Verão.

A partir dos 45 dias a contar da sua plantação poderá efectuar a colheita da alface.  O seu estado de colheita perfeito é quando o rebento está bem formado e compacto; Se amadurecer excessivamente tende a espigar-se. Para a colher, corte com uma faca pelo tronco na base da alface.

Composição nutritiva

Por cada 100gr de alface fresca:

Energia – 18 (Kcal)

Água – 95 (ml)

Hidratos de carbono – 1.3 (g)

Fibras – 1.6 (g)

Potássio -230 (mg)

Magnésio -5.7 (mg)

Vitamina A – 29 (mcg)

Vitamina C -12.2 (mg)

Folatos – 33.6 (mcg)

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]