Conheça os diferentes tipos de batata

0
19752

Certos tipos de batata são indicados para o cozer, outras são mais adequadas para  fritar, misturar com saladas, ou até mesmo guisar. A variedade de batata que escolher terá um impacto importante sobre o gosto e a qualidade dos pratos  que confeccionar.

As diferenças das batatas não se baseiam tanto no tamanho, na cor e no tempo de maturidade, mas sim nas informações sobre o teor de amido dos tubérculos.

Práticas de jardinagem podem afectar a qualidade da batata. Certas práticas de jardinagem podem afectar consideravelmente o tamanho e o sabor de sua colheita de batatas.

As terras que são fortemente adubadas com nitrogénio tendem a produzir mais folhas e menos batatas. Este mesmo adubo torna as batatas mais vulneráveis a descoloração antes e após a cozedura.

As batatas guardadas em temperaturas frias após a colheita, por exemplo num frigorífico, tendem a ganhar um sabor muito doce. Pois quando o amido da batata está em ambientes frios transforma-se em açúcar!

Diferentes tipos de Batata

Para cozer ou assar:

  • Batata Doce –  possuí uma casaca avermelhada escura, e a polpa é branca, com um sabor adocicado, é rica em vitamina A.
  • Mondial –  É comprida com casca amarela, e a polpa branca, depois de cozida dá para varias porções. É ideal para fazer puré.

Para Fritar:

  • Atlantic – Tem uma forma oval, polpa branca, casca um pouco áspera. Perfeita para fazer em forma de rodelas.
  • Asterix – Tem uma forma oval, é comprida, a sua casca tem um tom vermelho, e a polpa é amarela clara. É mais utilizada para batata frita em palito. É muito saborosa e resistente ao congelamento.

Sabia que:

Nutricionista aconselham que a casca da batata permaneça na mesma quando esta for cozinhada, pois os nutrientes existentes na camada secundária após a casca são muito importantes para a saúde.

Caso não goste de batatas com a casca, coza-as simplesmente e aproveite a água da cozedura para colocar nas suas plantas lá em casa, pois a água é rica em fósforo, potássio e outros elementos que as plantas adoram.

A sua opinião
[Total: 18 Média: 2.3]