Cebola roxa

0
9636

cebola roxa

Cebola roxa: planta anual. Aproveita-se o bolbo. O caule é um disco de entre nós de onde surgem as folhas que na parte inferior formam bainhas suculentas e envolventes dando lugar ao bolbo. Quando as folhas exteriores do bolbo secam formam uma lâmina chamada túnica de cor roxa.

Condições recomendadas para o cultivo:

Luz: Não é muito exigente.

Temperatura: Entre 5º C e 35º C, sendo a temperatura ideal entre 10ºC e 25ºC.

Semear:

Clima Frio: Setembro a Junho

Clima quente: Outubro a Junho

Solo: Pouco exigente. Adapta-se bem a vários tipos de solo. Convém remexer o solo periodicamente para manter a planta em condições de cultivo óptimas e evitar o aparecimento de ervas daninhas.

Recomendações para a plantação:

Distância entre plantas 15 cm. Distância entre linhas ou sulcos 15 cm. Indicada para cultivar em vaso com uma largura mínima de 12 cm, comprimento 12 cm e altura 12 cm.

Rega: Regas pouco frequentes. Desenvolve-se melhor em ambientes secos. Se for cultivada em vaso é necessário regar mais frequentemente, dado que se desidrata com mais frequência, sobretudo no Verão.

Adubação: Aconselhamos a utilização de um composto orgânico.

Colheita: A partir dos 80 dias a contar da sua plantação. Se quiser deixar as cebolas para as armazenar ao natural, colha o fruto quando as folhas começarem a secar, sinal de que chegou ao estado de maturidade. Deixe secar durante dois ou três dias ao sol em ambiente seco mas com ventilação.

Valor nutritivo: Baixo valor calórico. Elevado conteúdo mineral e vitamínico. Boa fonte de potássio, e apresenta quantidades significativas de cálcio e magnésio. Quanto ao seu conteúdo vitamínico, as cebolas são ricas em vitaminas do grupo B, como os folatos e as vitaminas B3 e B6. Apresenta quantidades discretas de vitamina C e E, ambas com efeito antioxidante.

A sua opinião
[Total: 7 Média: 3.3]