Decorar a casa com plantas

0
2341

floreiraDecorar a casa é uma tarefa pessoal! O estilo que cada pessoa confere ao seu lar provém de gostos particulares, pessoais, próprios de cada pessoa, para darem uma ideia de conforto a quem os materializa em objectos decorativos. Recorrendo a um estilo rústico, ou mais moderno, a verdade é que a decoração de uma casa é como que um bilhete de identificação, e também de visita, do seu proprietário.

Ainda assim, e independentemente dos gostos pessoais de cada um, a sua casa vai sempre precisar de um pouco de vida, alegria, e do contacto com a natureza. Como não pode trazer um jardim para dentro de casa, a opção em colocar algumas plantas nas divisões do seu lar pode ser uma boa hipótese. Facilmente a casa ganhará uma nova vida, privilegiando o contacto com a natureza, embora não se esqueça de as tratar convenientemente.


Decorar a casa com plantas é um método simples, fácil, e que lhe dará um enorme prazer. Garantimos-lhe! A forma da planta é muito importante. Dependendo se gosta de plantas com folhas amplas ou mais pequenas, saiba que possui uma enorme variedade de escolha entre estas duas vertentes. Pode recorrer a uma planta do género coqueiro, com folhas firmes, e dando uma sensação de impunidade, ou a uma ‘beaucarnea’ com folhas estreitas, pontiagudas, e que têm tendência a caírem em volta da planta.

Uma das plantas muito em voga é a ‘hera’, a famosa trepadeira, cuja folhagem e formato vai depender do suporte escolhido para a mesma. O filodendro, planta que é colocada de forma pendente, segura numa parede ou tecto, é também uma planta que oferece um aspecto dinâmico a qualquer divisão da casa. Estas plantas têm todas elas dimensões de folhas distintas, e se as quiser reunir num mesmo espaço terá que pensar muito bem se as mesmas oferecem um aspecto harmonioso.

Não é necessário que todas as plantas tenham folhas de dimensões semelhantes, embora antigamente houvesse essa ideia. Tudo vai depender da forma como as mesmas estão expostas e de que plantas propriamente se tratam! Se for uma trepadeira, por exemplo, deve ficar sozinha numa determinada divisão para dar um efeito mais intenso, mas já em relação à planta tipo coqueiro há a possibilidade da mesma ser conjugada com outras de porte semelhante.

A forma das folhas ganha também uma importância extrema na decoração do lar. Saiba que os resultados podem ser excelentes, quer se tratem de plantas com formato de folhas distintos entre si, ou de plantas com recortes muito semelhantes. Misturar grandes folhas ovais, como as ‘costelas-de-adão’, com folhas pontiagudas, como as pau-de-água, ou com folhas em forma de leque, as ‘flor-de-paixão’, pode originar um cenário bastante interessante e acolhedor.

Nunca esquecer também a textura e a cor da folha. Flores com a superfície enrugada, como a ‘peperómia’, com textura aveludada, como o ‘feto-chifres-de-veado’, ou folhas que parecem ter sido passadas com cera, caso da ‘colúnea’, são boas sugestões. Quanto à cor, aventure-se e misture vários tons: o verde amarelo da ‘neoregélia’, o escarlate, rosa, branco e verde da ‘caládio- tinhorão’, ou o verde azeitona da ‘fitónia’, oferecem um quadro encantador.

Do que está à espera para pintar a sua casa de beleza e harmonia? Dê-lhe muita vida, cor, natureza, alegria, e faça do seu lar um paraíso natural!

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]