Eco-Casamento…Ecologicamente correcto!

1
2248

Será que as noivas, ao planearem seus casamentos, tinham ideia ou já pensaram sobre os impactos ambientais que o seu evento e suas escolhas podem causar no meio-ambiente ou nas gerações futuras?
Porque não pensar e considerar opções que possam antes tudo, ajudar o meio-ambiente e fazer a diferença?
Não são ideias diferentes, projectos inovadores e casamentos personalizados que toda noiva procura? Um “casamento verde” pode ser a alternativa para reunir todos estes desejos…

Para preparar um casamento ecologicamente correto, saiba que todos os elementos devem estar em harmonia.

Pouco adianta usar papéis recicláveis e receber os convidados em um espaço que prejudique o meio ambiente. O ideal seria optar por um local com muito verde. Árvores naturais, relvados bem verdes, um jardim botânico ou até mesmo uma bela praia. O local por si só deve remeter os convidados ao perfil “natural” dos noivos.

Misture gostos, sabores e encante os presentes com delícias orgânicas. O catering não precisa ser, necessariamente, vegetariano. Um menu interessante pode conter carne de soja, açúcar orgânico, casca de banana-verde e outros ingredientes alternativos.O cardápio poderá conter uma grande variedade de receitas tornando o casamento uma satisfatória degustação de novos sabores. Apesar de ter um custo mais elevado do que um bufete convencional, os orgânicos agregam valores sócio-ambientais ao evento.

À luz do dia

Nada mais belo do que aproveitar os raios solares naturais na hora de comemorar. Casamentos à luz natural reduzem custos e gastos com electricidade. Dependendo da época do ano, a cerimónia pode ser feita ao ar livre. Evite imprevistos e contrate uma empresa de coberturas, de preferência aquelas que utilizam o plástico transparente, para não esconder a beleza do local. Na decoração da festa, a iluminação por velas cria um ambiente romântico, acolhedor e de energia mais limpa. Vela à base de soja é ecologicamente correcta e dura mais tempo do que a convencional.

Convites e cartões

Esta pode ser considerada uma das partes mais importante de um eco-evento. Opte por papéis recicláveis ou materiais alternativos que não prejudiquem o ambiente. Actualmente, eles são acessíveis e tão bonitos quanto os não-recicláveis. Uma alternativa prática e viável são os convites virtuais e os sites de casamentos, os quais providenciam a entrega de todas as informações extras aos convidados.

O vestido de Noiva

A noiva, estrela principal da festa, pode escolher um vestido de algodão orgânico ou seda. É muito importante prestar atenção nos tecidos e certificar-se de que não possuem materiais sintéticos ou tingimentos químicos. Se não pretende guardar o vestido após o casamento pode-se vender, leiloar ou doar o valor para uma instituição de caridade. Outra escolha bastante comum entre as noivas ecologicamente correctas é o uso de um vestido vintage.

Lembranças

Que tal oferecer plantas ou algo que floresça como tulipas, sementes de flores, ervas aromáticas ou mini árvores como lembrança da comemoração? Há também a opção dos kits de chá e café orgânico, acompanhados de biscoitos de canela feitos em uma padaria local, e personalizados com o nome dos noivos em papel reciclado. Pequenos frascos de compotas e mel biológico são lembranças originais

Itens para tornar o seu casamento, num evento  Eco Chic

Convites, saquinhos para kits dos convidados e qualquer outro item feito de papel, tem sempre a opção de utilizar papel reciclado. Pesquisando, encontrará opções com bons preços e lindos modelos.

– Usar recipientes reciclados ou peças de artesãos regionais. ainda pode adaptar as peças como vasos, com um lindo bouquet de flores.

– Outra alternativa é usar flores em recipientes feitos de argila. Além de utilizar os vasos para compor arranjos florais na decoração do ambiente, eles podem ser usados como lembranças para os convidados.

– Se for utilizar produtos descartáveis, certifique-se de usar produtos Bio-degradáveis que irão se decompor com facilidade.
Pense no uso destes produtos feitos de bambu. Além de um lindo design são amigos do meio-ambiente.

– Você pode presentear os convidados com uma planta ou sementes que eles possam cultivar em casa.

– Pequena bolsa para dar de presente ás madrinhas, feitas de couro sintético

A sua opinião
[Total: 0 Média: 0]

1 Comentário

  1. Olá, Ana Mendes,

    Fiquei bastante interessado no artigo que escreveu sobre eco-casamentos. A ideia de um casamento que minimize o consumo dos recursos naturais, corresponde exactamente ao que pretendo. Será que me sabe indicar espaços ou empresas, no Grande Porto, que organizem este tipo de eventos?

    Muito obrigado,

    Pedro Ramos

Comments are closed.