Serviços tradicionais para casa: estarão mesmo a desaparecer?

0
377

Ao longo do tempo, muitas profissões desapareceram e outras foram criadas, numa clara alusão aos avanços tecnológicos, que são cada vez mais rápidos e estão a criar uma enorme disrupção no mercado de trabalho. Isto é, o crescente aumento das novas tecnologias, aliado à digitalização de quase todas as tarefas do quotidiano, vieram colocar em perigo várias profissões entendidas como mais “tradicionais”, mecânicas ou automáticas, são eles os serviços tradicionais para casa.

E em relação a profissões mais técnicas, como serviços de canalização, electricidade e bricolage? Estarão em risco? Existem menos pessoas a querer exercer estas actividades, de primordial importância, na sociedade?

Serviços tradicionais para casa

A Zaask, marketplace de serviços, dá resposta a estas questões a partir do número de registos de profissionais e empresas destas áreas na plataforma e respectiva procura, fazendo uma pequena comparação temporal entre Janeiro e Fevereiro de 2018 e o mesmo período homólogo do presente ano.

Número de profissionais de serviços para casa aumentou na plataforma digital

Electricidade
Electricidade

De acordo com a plataforma, o número de registos de profissionais de bricolage ou pequenas reparações, canalização e electricidade diminuiu, em média, 98% entre o primeiro mês de 2018 e o homólogo de 2019, demonstrando uma ligeira quebra neste início de ano.

No entanto, quando comparados os meses de Fevereiro de 2018 e 2019, os registos de profissionais nessas áreas dispararam 507%, 257% e 197%, respectivamente, provando que os portugueses e as portuguesas continuam a prestar este tipo de serviços que, como se pode ver de seguida, continuam a ser bastante requisitados.

Serviços tradicionais para casa continuam a ser pedidos comuns entre portugueses e portuguesas

Bricolage
Bricolage

Segundo os dados da Zaask, a procura por estes serviços não diminuiu, pelo contrário. No primeiro mês do ano, o número de requisições de profissionais de bricolage ou pequenas reparações, electricidade e canalização aumentou 226%, 46% e 19%, respectivamente, em comparação com Janeiro de 2018.

Para além disso, se comparados os meses de Fevereiro de 2018 e 2019, nota-se que houve, também, um aumento de pedidos nestas áreas na plataforma. Mais detalhadamente, a procura aumentou 88% para serviços de bricolage ou pequenas reparações, 84% para electricidade e 40% para canalização.

Reparação e desentupimento de canos entre os serviços mais comuns

Canalização e desentupimento
Canalização e desentupimento

No que toca aos trabalhos mais específicos pedidos pelos portugueses e pelas portuguesas dentro da área da canalização, a reparação e desentupimento de canos são os que representam maior procura, seguidos pela instalação de sistemas de canalização novos.

Relativamente aos serviços de electricistas, a instalação e reparação de segurança electrónica, assim como de novos sistemas eléctricos, são os trabalhos eléctricos mais requisitados na plataforma Zaask.

A sua opinião
[Total: 2 Média: 5]