Conheça o relevo do seu jardim

0
2138

Conhecer o relevo do seu jardim é tão importante como reconhecer a textura da sua terra. Como sabe a rega e o percurso da água comporta-se de maneira diferente dependendo da inclinação do seu jardim.

Localizar os vários desnivelamentos do seu jardim

Um terreno raramente se apresenta totalmente plano. Quando temos um jardim com um grau de inclinação pouco acentuado, não temos qualquer problema, podemos plantar o que desejamos.

Já quando temos um jardim com um elevado grau de inclinação, teremos que corrigir o desnível, construindo pequenos socalcos para corrigir o relevo do solo.

Efeitos da inclinação do solo

Quando a inclinação é muito forte, não é difícil compreender que a água da chuva desce no jardim sem encharcar a terra. Se o solo está nu, o escorrimento vai arrastar e fala-se então de erosão. Em outros termos, o solo escava-se e deteriora-se, abrindo o caminho a muitos problemas.

Quando a inclinação é mais suave, vai criar-se uma zona mais húmida e que seca mais lentamente no verão. Fala-se então de terra fresca. Cuidado com o vocabulário: uma terra fresca, não é uma terra fria, mas uma terra que nunca seca completamente !

Como vencer a inclinação

Tire primeiro partido do relevo, plantando nos lugares frescos os vegetais mais exigentes em água, e os mais resistentes à seca em altura. Não será sempre o suficiente. Onde a erosão ameaça, será prudente instalar uns pequenos socalcos para reter a terra e escolher bem as suas plantações.

Arranjar o terreno, isso significa sobretudo criar muros de sustentação estes terraços cercados de muros de pedra como degraus ao longo de uma escada. Isso requer trabalhos de terraplanagem consideráveis mas é a única solução viável a longo prazo.

O efeito visual dos muros de sustentação é magnífico, dado que arranja um ponto de vista em cada “degrau”. O terreno é agora plano e pode-se cultivar como um terreno plano normal. Desta maneira, a água tem tempo para penetrar na terra e as plantações aproveitam-na.

A outra solução consiste em escolher bem as espécies  a plantar, privilegiando as árvores que fixam os solos. O espinheiro (Hippophae), os cornisos com uma cortiça decorativa, o falso (Colutea) são as árvores ideais para segurar a terra.

No  outono,  se colocar estacas de salgueiro diretamente no solo, fixando-os como estacas, e se o solo estiver sempre fresco ou mesmo húmido, enraizam facilmente e obterá um efeito espetacular!

A sua opinião
[Total: 1 Média: 5]