Acácia, a flor do símbolo do sol

    0
    3572
    A flor da Acácia amarela
    A flor da Acácia amarela

    Significado da flor Acácia:  oferecer flores de acácia, é uma prova do amor da pessoa que o envia, e transmite paz e estabilidade para a pessoa amada. Amor platónico, Amor secreto.

    A acácia

    • Nome científico: Acácia-farnesiana, Acácia-mimosa Acácia-podalytifolia
    • Nomes comuns: Esponjeira, Acácia-amarela, Espinilho, Arapiraca e Mimoseira
    • Características: árvore de pequeno porte espinhenta

    Cultivo:

    Acácia farnesiana; Leguminosae – Mimosoideae é uma árvore ornamental cujo fruto em forma de vagem é formado entre os meses de julho e dezembro.

    Ela pode atingir cerca 2 metros e possui muitos espinhos. Logo é ótima para ser utilizada como cerca viva.

    É muito conhecida pelas suas lindas flores amarelas, que aparecem entre os meses de junho a agosto.

    Na história:

    Na antiguidade, a Acácia era considerada o símbolo do sol, devido ás suas folhas, que ao amanhecer se abrem à luz solar e pelas suas flores, que se assemelha à forma do sol.

    O tronco é extremante resistente à putrefação, este fato foi comprovado a partir da descoberta de sarcófagos egípcios feitos a madeira desta árvore, e é dele que se extrai a goma arábica.

    Um dos Símbolo da maçonaria, representa a inocência ou pureza, a segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram Abiff encontraram no seu túmulo improvisado. Corresponde à murta de Elêusis, ao visco dos Druidas e ao buxo dos Cristãos.

    Esta espécie é utilizada na elaboração de perfumes devido à sua forte fragrância. Na Bíblia, a queima de madeira (casca, raiz e resina) da acácia para produzir incenso. Em países como Índia, Nepal, Tibet e China é usada como incenso, acreditando-se que o seu fumo afasta os fantasmas e os maus espíritos e, ainda, dá aos deuses bom humor.

    Related entries

    A sua opinião
    [Total: 2 Média: 5]