Secar ervas aromáticas em sua casa, sem segredos

0
8153

As ervas aromáticas são hoje essenciais em qualquer cozinha e como ficam sempre bem em todos os pratos deixamos algumas dicas de como secar ervas aromáticas  para que nunca faltem na sua despensa.

Quando colher as ervas aromáticas

A melhor hora para colher as suas ervas é num dia de sol após o orvalho da manhã ter secado totalmente, mas antes do sol incidir diretamente e evaporar os óleos essenciais voláteis.

O fim da manhã é uma boa hora. Ervas colhidas nestas condições vão manter o sabor por mais tempo, e são menos propensas a ficarem com mofo.

As folhas devem ser colhidas antes de florescer (assim que os botões aparecerem); Isto vai garantir o melhor sabor, pois elas contém o máximo de óleos essenciais antes de florescer.

Se quiser colher as ervas duas vezes na estação, só colha pequenas quantidades na primeira vez. Isto vai deixar a planta com energia para criar mais folhas na segunda colheita, que deve ser mais proveitosa.

Se quiser colher as sementes para plantar ou cozinhar, espere até que as flores tenham morrido. Colha as sementes antes que o vento o faça.

Como secar ervas aromáticas

Caves, dispensas ou o sotão são locais ideais para secar ervas aromáticas. Aparadores raramente usados e armários são outra possibilidade, desde que não sejam húmidos.

Se precisar substituir as ervas secas pelas frescas numa receita, lembre-se que as ervas secas são mais concentradas. Pelo que, uma colher de chá de ervas secas equivale a uma colher de sopa de ervas frescas. Não exagere nas ervas secas, pois pode arruinar um prato.

Ervas podem ser secas no forno, num microondas ou com um desidratador. Estes métodos afetam os óleos essenciais, e o produto final é de qualidade inferior. Mas se vive num clima muito húmido, secar ao natural pode ser uma tarefa difícil, então secar no forno pode ser uma opção.

Para secar num forno convencional, a temperatura recomendada é 100º C. Coloque as ervas cobertas por papel manteiga. Tenha muita atenção, vire se  for necessário (não use as mãos). verifique a consistência das ervas a cada minuto até parecerem quebradiças. Ajuda se deixar a porta do forno ligeiramente aberta.

Ervas colocadas num microondas devem ser enroladas em toalhas de papel e deve colocar um copo de água para proteger o forno. Tente um minuto de cada vez com o forno ligado no máximo, e veja a consistência a cada minuto.

Ervas congeladas não funcionam como guarnição – somente para cozinhar.

Se tiver que usar produtos químicos na horta, mesmo que não seja diretamente sobre as ervas, dobre os seus cuidados ao limpar as ervas antes de secar, mesmo que isto signifique lavar mais vigorosamente do que o recomendado.

A saúde de sua família em primeiro lugar, não corra riscos. Não colha ervas em condições húmidas ou quando o orvalho ainda estiver nelas, porque assim vai ser difícil secá-las manualmente, e as ervas vão estragar-se com certeza.

Não deixe as ervas penduradas a secar por muito tempo, para não perderem o sabor.

Tenha cuidado ao usar toalhas de papel no microondas, pois corre o perigo de se incendiarem.

A sua opinião
[Total: 3 Média: 3]